Biblioteca
Do sentimento de confiança da mãe à possibilidade de brincar do bebê – um estudo de caso a partir da abordagem Pikler
Tema(s):
autonomia
Brincar livre
vínculo
Sons, cores, ritmos, cheiros, formas, gestos e movimentos o bebê sente, aprende e, nesta dissertação, é o nosso professor. Atravessamentos com a Abordagem Pikler foram nosso adulto de referência nesta pesquisa. Nosso objetivo geral foi investigar as contribuições da observação na atitude de confiança da mãe e na autonomia do bebê ao brincar. Por isso, partimos da seguinte questão-problema: como uma proposta de formação dos cuidadores de bebês pode contribuir para a relação bebê-adulto e o desenvolvimento dos bebês no contexto da pandemia? Nossa pesquisa trata-se de uma proposta de estudo de caso, com inspiração da proposta pikleriana, que inicia-se com a formação de cuidadores de bebês, sustentando a atividade autônoma principal do bebê – o brincar – e é reforçada e ampliada pela observação, a qual fundamenta nossa metodologia de pesquisa, a análise de resultados e a conclusão. Nossos dados foram analisados a partir de registros videográficos e dos comentários de observação da mãe, a partir da metodologia escolhida, a ‘observação pikleriana’. Os resultados foram validados e fundamentados nos princípios da Abordagem Pikler, através de leituras e trabalhos que nos mostram o potencial dos pressupostos que constituem essa abordagem. Por fim, em nossas considerações, percebemos que a confiança da mãe no bebê e sua capacidade de brincar autônoma são indissociáveis, e isso é revelado nos dados desta pesquisa.
Clique no link abaixo para abrir:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/handle/tede2/9042Ajude-nos a manter este artigo sempre atualizado
ATENÇÃO: os artigos e links presentes neste site foram publicados mediante autorização prévia dos seus autores e estão protegidos pela lei 9.610 de direitos autorais. A REPRODUÇÃO OU DISTRIBUIÇÃO DESTE CONTEÚDO SEM A DEVIDA REFERÊNCIA OU AUTORIZAÇÃO ESTÃO SUJEITOS A SANÇÕES PREVISTAS EM LEI.