PARA QUEM O CURSO É INDICADO:
Gestores da Educação Infantil, professores, e educadores de crianças de 0 a 3 anos.
Gestores da Educação Infantil, professores, e educadores de crianças de 0 a 3 anos.
CURSO ONLINE COM INTERAÇÃO À DISTÂNCIA
24 horas divididas em 4 módulos aos sábados
das 9:00 às 17:30 h
+ 8 horas de tarefas a serem realizadas entre os módulos.
Carga horária total: 32 horas
Datas dos encontros virtuais:
Módulo 1: Os Cuidados Cotidianos – Sábado, 22/08/2020
- O que acontece durante os cuidados?
- Como cuidar? – coreografia dos cuidados
- Neurociência – o desenvolvimento do cérebro infantil
- Alimentação
Módulo 2: Motricidade Livre – Sábado, 26/09/2020
- Etapas do desenvolvimento motor
- Reflexos e integração sensorial
- Os 12 sentidos (visão antroposófica)
- Autonomia
Módulo 3: O Brincar – Sábado, 24/10/2020
- Brinquedos adequados
- Organização do espaço físico
- Desenvolvimento intelectual
- As quatro dimensões da instituição de ensino
Módulo 4: Observação – Sábado, 28/11/2020
- Áreas de observação
- Metodologia de observação
- Registro e anotações
- Da vocalização a palavra
Metodologia
Vídeos, dinâmicas, textos e reflexões
Vídeos, dinâmicas, textos e reflexões
Certificado
envio por email de certificado para os interessados
Patrícia Gimael
CRP 06/50090
Psicóloga tem formação Junguiana, em Psicologia ampliada pela Antroposofia e como Aconselhadora Biográfica. Atende crianças em consultório particular e realiza orientação aos pais desde 1996.
Iniciou seus estudos sobre a Abordagem Pikler em 2009 com Sylvia Nabinger e Myrtha Chokler, tendo aprofundado seus estudos em 2013, 2017 e 2019 em Budapeste com Anna Tardos e sua equipe. Em 2018 em Paris na APLF – Associação Pikler-Lóczy da França. Em 2020 fez mais um módulo do curso de formação para Pedagogo Pikler em São Paulo com docentes do Instituto Pikler de Budapeste.
Desenvolve, coordena e é docente em projetos de formação continuada para professores da rede pública e privada de ensino com base na Pedagogia Waldorf, no estudo do desenvolvimento infantil, na neurociência e na Abordagem Pikler. Um dos membros fundadores da Associação Pikler Brasil, hoje integra o Comitê de publicação. Membro da diretoria da ABPA – Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos.
Coautora das seguintes publicações:
• Infância Vivenciada (2013) – Editora Paulinas
• Estudos e Reflexões de Lóczy (2011) organizado e publicado pela OMEP – Organização Mundial para Educação Pré Escolar
• O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas, publicado pelo Instituto Fazendo História (2014)
Para inscrições e informações sobre o curso utilize o link abaixo:
bit.ly/LPOB-RP
bit.ly/LPOB-RP