Skip to main content
Eventos e Cursos ONLINE

O berço das ideias de Emmi Pilker

O curso pretende trazer um olhar panorâmico e reflexivo para o período em que Pikler se formou e atuou, buscando elementos de sua inserção histórica para compreender algumas das bases de seu pensamento e de sua prática.

 

Dia 23 de junho – 19h as 21h30

UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO – O CONTEXTO EUROPEU DO NASCIMENTO DAS IDEIAS DE EMMI PIKLER

 

A historiadora e doutora em educação, Lilian Starobinas irá traçar um panorama histórico, relacionando os principais acontecimentos que abalaram não apenas o leste europeu, mas o mundo todo e as possíveis implicações para o pensamento de Emmi Pikler

 

Sabemos que o final do século XIX e a primeira década do século XX, conhecidos como Belle Époque, marcaram a comprovação do sucesso econômico e político da burguesia, na construção das grandes cidades, no cosmopolitismo da alta cultura, na consolidação das universidades, nas indústrias capazes de atender os mais diversos desejos de consumo. O caráter ilusório da tranquilidade desse período, entretanto, ficou evidente com a violência da Primeira Guerra Mundial, por um lado, e pela energia com que se afirmou a Revolução Russa, por outro. O Estado liberal burguês e a democracia que alardeava viram seu chão ruir diante de chaves ideológicas que o desafiavam.

 

Neste contexto formou-se e atuou Emmi Pikler, transitando num ambiente em que democracia liberal, fascismo e comunismo disputavam espaços e mentes.

 

Dia 24 de junho – 19h as 21h30

A TRAJETÓRIA DE EMMI PIKLER E AS IDEIAS QUE REVOLUCIONARAM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS

 

A pedagoga Tania Fukelmann Landau e a psicóloga Eliana Sisla (Lica) estudiosas da abordagem Pikler trarão aportes de maneira a aprofundar o conhecimento da trajetória de Emmi Pikler, relacionando suas ideias inovadoras sobre desenvolvimento das crianças pequenas às principais correntes de educação que emergem na época.

 

Mulher, judia, socialista, de família húngara, Emilie Reich, nome de solteira, formou-se em medicina, na década de 20, em Viena, importante polo cultural e epicentro dos grandes acontecimentos do Século XX. Embora nascida em Viena é em Budapeste, capital da Hungria, que Emmi Pikler, agora casada com o matemático Péter Gyorgy Pikler, assume, em 1946, a direção de um abrigo para crianças de zero a três anos. É neste local, que ficou conhecido como Lóczy, nome da rua onde se localiza, que Emmi Pikler vai colocar em prática o ideal libertário de sua época, precisamente na educação dos bebês.

 

Online, via Plataforma Zoom

 

Carga horária: 5 horas

 

Inscrições: http://bit.ly/Berco_ideias_EMMIPIKLER